Vale a pena dar imóvel como garantia em empréstimo? Confira vantagens e riscos
Taxas de juros são menores que outras linhas de créditos, mas consumidor inadimplente pode perder sua casa; bancos vem ampliando ofertas na linha de crédito.
Muito comum em outros países, a tomada de empréstimos com imóveis como garantia é pouco utilizada no Brasil. Mesmo com taxas de juros mais baixas na comparação com outras linhas de crédito e longos prazos para pagar, o risco de perder a casa ou apartamento ainda inibe muitos consumidores.
Recentemente, os bancos aumentaram o foco nessa modalidade de crédito. O Itaú e o Santander já tinham o produto, mas renovaram sua oferta. A intenção dos bancos é oferecer a hipoteca como uma linha de crédito mais barata do que créditos mais tradicionais, como o cheque especial e até mesmo o consignado.
A vantagem em optar pela alienação de uma casa, apartamento ou terreno como garantia para a tomada de empréstimos são os juros mais baixos e os prazos maiores de pagamento. Um consumidor que já esteja comprometido com o cheque especial, por exemplo, pode trocar sua dívida por outra mais barata. Porém, há o risco de perder o imóvel para o banco caso não consiga pagar as parcelas. A operação é conhecida no mercado como “home equity”, ou simplesmente “hipoteca”.
O que oferecem os bancos
Entre os maiores bancos, as taxas mensais de juros para as hipotecas variam de 1,22% a 1,75%, segundo levantamento feito pelo G1 com o Santander, o Itaú Unibanco, a Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil. As taxas são menores que as de empréstimo pessoal, por exemplo, que vão de 4,14% a 6,08% nos mesmos bancos, segundo médias divulgadas pelo Banco Central.
Fonte: G1
Confira na íntegra a matéria completa:
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/vale-a-pena-dar-imovel-como-garantia-em-emprestimo-veja-vantagens-e-riscos.ghtml